sexta-feira, 1 de julho de 2011

PC da China comemora 90 anos com festas por todo o país

Fundado em 1º de julho de 1921, o Partido Comunista da China, preparou festas em várias cidades e grandes superproduções que chegam às salas de cinema nos próximos dias. As livrarias estão repletas com edições comemorativas e os museus vestiram-se de vermelho, com exposições evocativas.

Em 61 anos de governo, em uma aliança com oito outros partidos, restaurou a prosperidade e dignidade dos chineses, sepultando o período que entrou para a história do país como “o século de vergonha e humilhação”, a época pré-revolucionária, na qual o país esteve dominado por algumas potências coloniais ocidentais.

Nesta quinta-feira (30), o governo chinês comemorou o aniversário com a inauguração de grandes obras de infraestrutura, com dois projetos fundamentais para a economia nacional.

O primeiro é o esperado trem de alta velocidade que liga Pequim e Xangai. A segunda grande obra é a ponte Haiwan, na baía de Qingdao, que, com 42,5 km de extensão, torna-se a ponte mais longa do mundo sobre o mar.

PCdoB parabeniza

Em nota divulgada na tarde desta quinta-feira, o Partido Comunista do Brasil parabeniza os comunistas chineses, dando ênfase ao nascimento da "nova China" após a vitória na Revolução de 1949, "cujas três décadas que se seguem cimentam as bases para um novo período de construção do socialismo na China, com o inicio do período de reforma e abertura".

"Sendo expressão de seu papel de força de vanguarda, é na 3ª sessão plenária do 11º Comitê Central Partido Comunista da China, em dezembro de 1978, que marca o início de um período de modernização na China. As bases do novo período são valiosas contribuições do camarada Deng Xiaoping, que propõe ir aos fundamentos marxistas do socialismo para identificar a centralidade do desenvolvimento das forças produtivas para a edificação da nova sociedade", afirma a nota.